terça-feira, 9 de abril de 2013

Programa oferece mais de quatro mil vagas em cursos profissionalizantes

Aumentar Fonte Diminuir Fonte
 
09/04/2013 09:24hMais 4.500 vagas em cursos de qualificação profissional são oferecidas em Imperatriz por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), desenvolvido pelo Governo Federal, por meio de parceiras com instituições de ensino.
Os cursos são ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).
O Senai está oferecendo 16 cursos na área da construção civil, são eles: pedreiro de alvenaria, de revestimento e estrutural, armador de ferragem, carpinteiro, pintor de imóveis, torneiro mecânico, soldador de eletrodo de revestimento, soldador mig-mag, serralheiro, eletricista predial, eletricista industrial, marceneiro, montador de móveis, caldeireiro e auxiliar administrativo. As turmas são formadas, em média, com 20 alunos e, a meta do Senai é formar 2.400 alunos este ano.
Já o Senac está ofertando cursos na área de gestão, negócios e informática. São disponibilizados os cursos de auxiliar administrativo, auxiliar de pessoal, operador de caixa, operador de telemarketing, vendedor, operador de computador e, na segunda fase, será oferecido o curso de costureiro. As turmas são formadas com 25 alunos, estes recebem uma assistência estudantil de R$ 2,00 por hora e aula assistida. O Senac ofertará 1.600 vagas este ano pelo Pronatec.
Pela primeira vez como parceiro do Programa, o Sest/Senat vai ofertar os cursos de auxiliar administrativo, almoxarife, operador de computador, motorista de transporte de cargas, motorista de transporte perigoso, mecânico de automóvel, mecânico de diesel, mecânico de suspensão de freio e cobrador de ônibus. As turmas são com 25 vagas cada uma e, os alunos recebem vale transporte e lanche. As aulas devem começar na segunda quinzena de maio e a proposta do Sest/Senat para este ano é formar 575 alunos.
Para participar dos cursos, os interessados devem estar cursando o Ensino Médio ou ter terminado ano passado. Os beneficiários dos programas de transferências de renda do Governo Federal e as pessoas que deram entrada no seguro desemprego, também, podem participar do Pronatec. Uma novidade para este ano é que a sociedade civil pode fazer inscrição pela internet para ocupar as vagas remanescentes nos cursos. Os brasileiros que retornarem do exterior e tiverem com dificuldades para conseguir emprego também poder participar do Pronatec.
Fonte: Imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário